FPTN - Fábrica de Papel de Torres Novas, Lda.
www.fptn.pt

 

EM DESTAQUE



















Há 3 Gerações a Reciclar...

 

A Empresa foi fundada em 1952 pelo Sr. Abílio Alexandre Inácio, com o seu próprio nome, em Pimentéis- Lapas, concelho de Torres Novas.

As primeiras matérias-primas utilizadas foram trapos, palha e papel velho.

Fabricavam papel pardo (o que hoje em dia chamamos de TN), utilizado para embalagens e para fazer sacos de papel (saco riscado) utilizado nas mercearias para embalar o arroz, o café, o açucar, etc...

 

Em 1959, a organização foi transferida para a localidade de Ribeira Branca, onde está implantada até aos dias de hoje. 

Alargaram a sua produção a outros tipos de papéis de embalagens, e para dar escoamento ao papel que fabricavam montaram uma máquina de fabrico de placa de cartão e outra de cartão canelado em bobine.

De seguida, instalaram uma pequena cartonagem onde fabricavam caixas de cartão sem impressão, e com impressão até 2 cores.

 

Em 1976, o Sr. Abílio fez sociedade com os seus filhos, passando a empresa a ser denominada por Abílio Alexandre Inácio & Cª Lda.

 

Com a produção sempre a aumentar, e com a necessidade de instalar novas máquinas, em 1988 foi feito um novo investimento, ficando a organização com 2 unidades de produção distintas, uma de reciclagem de papel, outra de cartonagem.

 

Em Outubro de 1992, da empresa mãe, foram constituídas 2 novas empresas, sendo uma delas a actual Fábrica de Papel de Torres Novas, Lda, fábrica de papel reciclado.

 

No inicio de 1993, apostaram novamente numa cartonagem. Para este fim, activaram as antigas máquinas de placa de cartão e cartão canelado em bobine, adquirindo ao mesmo tempo máquinas para a transformação dessa placa de cartão. Esta secção de cartonagem tem vindo a desenvolver-se até aos dias de hoje.

 

Atualmente os papéis produzidos são 100% reciclados de papel velho (resíduos), e as caixas de cartão podem ser produzidas sem impressão e com impressão até 3 cores.
As qualidades do papel reciclado são várias, sendo que são utilizados para inúmeros fins, tais como:

  • Embalagem de fruta como o papel P-10 e Costaneira
  • Infantários como o Manteigueiro e Papel Caixas
  • Embrulhos diversos como SK Natural, cores, CVA, TNF…
  • Embalagem de móveis e construção como cartão canelado em bobine      

Novidade!!  Novidade!!   Novidade!!                                            Novidade!!          dfdf   Consumiveis para restauração como os individuais de mesa, toalhas de mesa e corre-mesas   

 

As caixas de cartão produzidas na secção de cartonagem, são utilizadas nos mais variados setores da economia nacional.

 

 

A   P R O D U Z I R   D E S D E   1 9 5 2
 




 



Vista Aérea da Instalação Fabril


Zona de Produção


Armazém Produto Acabado